Projeto artístico promove renovação criativa no universo da música clássica pernambucana

Incentivado pelo FUNCULTURA, o projeto MUCAMBO oferece em sua primeira edição, lançada no ano de 2018, CD com 10 obras inéditas para quarteto de cordas, de compositores naturais ou residentes no estado de Pernambuco.

A primeira edição do MUCAMBO – que pretende ser um movimento permanente, com novas peças encomendadas a cada ano – conta com a participação de um quarteto de cordas formado pelos professores Paula Bujes e Susan Hagar (violinos), Savio Santoro (viola) e Pedro Huff (violoncelo).

Segundo o coordenador geral do projeto, Victor Luiz, a proposta do MUCAMBO é apresentar uma fotografia da geração contemporânea de compositores pernambucanos e daqueles que aqui também firmaram morada, além de incentivar maior presença de mulheres no campo da composição erudita. “MUCAMBO é resistência: da morada quilombola, da casa de barro do homem do Sertão às palafitas do homem do mangue, é construção inacabada, contínua e mútua que rodeia a cidade grande; por isso escolhemos o ‘mucambo’ como símbolo do nosso projeto”, detalha Victor, um dos idealizadores do projeto, ao lado de Manassés Bispo.

Manassés, produtor executivo e diretor musical do projeto, acrescenta que o MUCAMBO desenvolve dois movimentos de expansão simultâneos: aproximar-se do público em geral, daí a diretriz dada aos compositores para que incluíssem elementos reconhecíveis de matiz regional, e internacionalizar-se (o site do projeto é bilíngue, português-inglês). “A partir do momento em que a gente refletiu sobre o MUCAMBO como um movimento permanente, a gente quer estimular o consumo da música de concerto pelas pessoas, de oferecer uma música que não seja ininteligível”, completa.

No Álbum, estão as obras:

• Alvorada, de Ivanubis
  • Duas paisagens para quarteto de cordas, de Paulo Lima
  • Rascunhos para cordas, de Syrlane Albuquerque
  • Estudos pequenos, de Mateus Alves
  • Modus III – quarteto de cordas, de Paulo Arruda
  • Marco Zero, de Mauro Maibrada
  • Carro de boi transfigurado, de Victor Luiz
  • Quaderna, de Nelson Almeida
  • Ponte dos Ecos, de Ricardo Brafman
  • Frevando III, de Nilson Lopes

O CD “MUCAMBO: música contemporânea para quarteto de cordas” está disponível gratuitamente nas principais plataformas de streaming e no site oficial do projeto, www.mucamboproject.com.

Ouça agora no Spotify: https://open.spotify.com/album/2XTWf90G0WcrGUjHsXvYkP
Ouça agora no Deezer: https://www.deezer.com/br/album/78837492
Ouça agora no Soundcloud: https://soundcloud.com/mucamboproject/albums

Crédito das fotos: Edilson Bispo/Divulgação