MUCAMBO – Formação para a música do agora

 

Desde o Lançamento do seu primeiro álbum em 2018, o Projeto Mucambo  vem promovendo uma renovação criativa da música pernambucana contemporânea de concerto, apresentando uma fotografia da geração atual de compositores do estado e visando criar uma escola de composição de música erudita que dialogue com as tendências estéticas constantes na literatura musical internacional, a exemplo de outros estados brasileiros.  À medida que vamos fortalecendo o campo da composição erudita do estado, precisamos também fortalecer o campo da performance, pois o século XXI trouxe consigo grandes e rápidas mudanças no pensamento e na produção da música erudita de concerto. Esta produção, todavia, carece de mais formação direcionada à música atual; inclusive, em Recife não há grupos representativos dessa estética, senão a iniciativa do Mucambo, que se preza em estimular a produção e o maior consumo de música de concerto pernambucana. 

Com o incentivo da LAB PE, a presente proposta, portanto, consiste em promover formação para a comunidade musical e incitar o surgimento de grupos performáticos dedicados à música atual no estado. As ações ocorrerão no formato virtual durante todo o mês de março de 2021.

 

MINICURSO: Gestão e Produção Cultural para Profissionais da Música (6h/a)

Ministrantes: Alice Alves e Fernanda Pinheiro

Datas: 02 e 03/03/2021

Hora: 19h - 22h

Vagas: 15 participantes | 60 ouvintes

 

Ementa: 

A oficina "Gestão e Produção Cultural para Profissionais da Música" pretende oferecer ferramentas para produtoras, musicistas/músicos, compositoras(es) e técnicos em geral desenvolverem projetos culturais, desde a estruturação às possibilidades de financiamento, tentando também abordar dimensões percepções criativas e subjetivas de ser um profissional das artes. Além disso, proporcionar trocas profissionais que abordem, dentro destes perfis para a oficina, temáticas como identidades culturais, categorias estéticas, raça e gênero. Em diálogo com premissas para um desenvolvimento sustentável, em suas mais diversas dimensões, serão abordadas temáticas e conteúdos práticos de produção e gestão cultural em música, através de uma construção coletiva para identificação de formatos de produtos/eventos musicais visando criar e ampliar referências para a elaboração de projetos. A oficina será composta ainda por uma componente prática onde os participantes poderão apresentar ideias para a estruturação do projeto, e uma sessão expositiva sobre as possibilidades de financiamento, captação de recursos e sustentabilidade do projeto.
 

MINICURSO: Harmonia funcional (6h/a)

Ministrante: Manassés Bispo

Data: 06, 13 e 20/03/2021

Hora: 10h - 12h

Vagas: 15 participantes | 60 ouvintes

 

Ementa:

Estudo das funções harmônicas  e suas aplicações do barroco ao romantismo.
 

MINICURSO: Harmonia modal: sistemas de escrita e suas aplicações práticas na música do séc XX e XXI (6h/a)

Ministrante: Cesar Berton

Data: 04, 11 e 18/03/2021

Hora: 20h - 22h

Vagas: 15 participantes | 60 ouvintes

 

Ementa:

O curso prevê um estudo teórico e prático de ferramentas sistêmicas de composição e análise do tecido musical não tonal - com ênfase na utilização de modos e escalas para além da maior/menor.  Nesse curso o aluno tomará conhecimento dos 04 modelos de estruturação modal previstos, seus procedimentos composicionais metodológicos e a proposta da utilização prática destes na elaboração de peças/exercícios composicionais.  Os 04 metodos de composição abordados são 1) Campos harmônicos modais. 2) Modalidade intrínseca. 3) Contornos melódicos. 4) Nota pedal. Direcionado a músicos interessados no acesso teórico e prático de métodos de elaboração musical pós tonais aplicáveis tanto na música popular como a música de concerto do sec XX e XXI.  É pre requisito o conhecimento teorico de:  a) Formação de intervalos  b) Formação de escalas maiores/menores. c) Formação de acordes (tríade e tétrades) (M; m; m7; meio diminutos e diminutas).
 

WORKSHOP: Microfonação de música de concerto

Ministrante: Missionário José

Data: 30/03/2021

Hora: 19h - 21h

Vagas: 100 ouvintes

 

Ementa:

Uma apresentação das diferentes técnicas de microfonação que podem ser utilizadas para se captar música de concerto em diferentes contextos.

 

WORKSHOP 1: A música do século XXI: panorama de estéticas, conceitos e produções atuais 

Ministrante: Victor Luiz

Data: 17/03/2021

Hora: 20h - 22h

Vagas: 100 ouvintes

 

Ementa:

Apresentação panorâmica de conceitos e estéticas musicais que veem sendo desenvolvidas principalmente na música de concerto e experimental a partir da primeira década do século XXI. 
 

WORKSHOP 2: Leitura de ritmos complexos (2h/a) 

Ministrante: Antonio Barreto

Data: 10/03/2021

Hora: 20h - 22h

Vagas: 15 participantes | 60 ouvintes

 

Ementa:

O workshop de Leitura de ritmos complexos tem como objetivo desmistificar o medo pela leitura e execução dos ritmos complexos e assim como dos compassos mistos. Através de explicações teóricas e da execução de exercícios práticos, daremos a oportunidade para que os estudantes ou os profissionais de música, e que tenham dificuldade de assimilar e executar  esses  tipos de compassos e ritmos complexos , com tranquilidade. 

 

CONFIRA A LISTA DOS SELECIONADOS NO NOSSO INSTAGRAM

@mucamboproject

  • Instagram