INTÉRPRETES

Nascido em Garanhuns, onde começou seus estudos no acordeom, estudou piano popular no então Centro Profissionalizante de Criatividade Musical do Recife e no Conservatório Pernambucano de Música, onde hoje atua como professor de acordeom. Integra o grupo Renato Bandeira & Som de Madeira e participou de vários gravações e turnês no Brasil e no exterior, com a Spok Frevo Orquestra, Cylene Araújo, Antônio Carlos Nóbrega, Chiquinha Gonzaga, dentre outros. Foi solista na Mostra Internacional de Música de Olinda (Mimo) e é curador do World Accordion Day.

Mestre em Ciências da Religião (UNICAP), especialista em Ensino de História das Artes e das Religiões (UFRPE) e em Metodologia do Ensino da Música (IBPEX); Bacharel em Clarinete (UFPE). Desde 2010, é Professor Convidado do Conservatório Pernambucano de Música, no Programa Bandas de Pernambuco. Atualmente, é Professor de Clarinete do IFPE; professor, maestro e arranjador da Orquestra de Cordas da ONG Movimento Pró-Criança e Clarinetista/Claronista da Banda Sinfônica do Recife, Grupo SaGrama e do Quarteto Sopros de PE.

Natural do Recife, iniciou seus estudos musicais com o professor Luiz Barbosa. É técnico em Música pela Escola Técnica Estadual de Criatividade Musical (ETECM) e licenciado em música pela UFPE. Desde de 2007, estuda Fagote, Harmonia, Orquestração e Composição com o professor Manoel Nascimento. Participou de master classes com renomados professores, como Elione Medeiros (UNI-RIO), Fabio Cury (USP), Aloysio Fagerlande (UFRJ), Lecolion Washington (University of Memphis), Hajime Konoe (Japão) e James Aylward (Australia). Apresenta-se como solista e recitalista e leciona as disciplinas de Fagote, Harmonia e Editoração Musical na ETECM, CPM e OCC. É fagotista da OSPB.

Recifense e mestre em Música pela Escola Superior de Zurique, Suíça. É bacharel em Música - Habilitação em Percussão pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), tem Formação Pedagógica com habilitação em Didática das Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias. Gravou vários CDs com o grupo SaGrama, com a Orquestra Sinfônica do Recife (OSR), da qual foi timpanista, e outros artistas. Lecionou percussão no Conservatório Pernambucano de Música e no Centro Profissionalizante de Criatividade Musical do Recife. É professor de Percussão da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), percussionista do Grupo SaGrama, coordenador e diretor artístico do Grupo de Percussão do Nordeste e do Grupo de Percussão LaptoP (UFPE). Foi diretor artístico da 1ª edição do Mucambo.